Dengue | Mosquito Zero

Dengue

O que é?

Doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. A dengue pode infectar 390 milhões de pessoas por ano, agora também em países desenvolvidos, e impõe um peso econômico importante para governos e famílias, alertam a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Federação Internacional da Cruz Vermelha, que consideram como um 'desastre silencioso'. A estimativa é que 40% da população mundial está em risco. A dengue em sua forma mais severa afeta principalmente países da Ásia e da América Latina e tornou-se uma das principais causas de hospitalização e mortalidade de crianças nessas regiões. Conforme a OMS, o impacto da dengue em termos de custo médico e dias de trabalho perdidos é significativo. Estudos apontam custo médio de US$ 1.500 por paciente e 18,9 dias de trabalho perdidos. Em geral, em países em desenvolvimento o custo para a família do paciente pode representar até o triplo da renda mensal.

Sintomas

img-sintomas-dengue

Tratamento

Não existe tratamento específico para dengue. O tratamento é feito para aliviar os sintomas Quando aparecer os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde mais próximo, fazer repouso e ingerir bastante líquido. Importante não tomar medicamentos por conta própria.

Prevenção

Ainda não existe vacina ou medicamentos contra dengue. Portanto, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção pra aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos).
img-prevencao-dengue