Quem Somos | Mosquito Zero

Quem Somos

Mosquito Zero é um Projeto de Participação Social, Tecnologia e Monitoramento dos focos do Aedes aegypti e casos suspeitos das principais arboviroses como: dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.


Objetivo Geral

Dotar os municípios do Brasil de ferramentas tecnológicas de rápido e fácil acesso, que promovam interatividade entre à população e o poder público, viabilizando o controle social e a vigilância em saúde, servindo como base para adoção de medidas preventivas e de controle do mosquito Aedes aegypti.


Objetivos Específicos

:: Contribuir para redução dos focos do Aedes aegypti, índice de infestação predial e agravos associados;
:: Provocar à ação efetiva dos órgãos públicos no sentido do cumprimento e aperfeiçoamento das estratégias de contingência do Aedes aegypti;
:: Fortalecer o envolvimento da sociedade de forma a contribuir para à promoção da informação, conhecimento e ação;
:: Atuar em parceria com as instituições públicas e privadas na geração e evidências para tomada de decisão, otimização e melhor alocação dos recursos públicos.


Metodologia

Através do portal e aplicativo, a população tem condições de informar os locais de foco e presença do mosquito; registrar os casos suspeitos de dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela; identificar às condições de saneamento básico da sua residência, além de consultar às unidades de saúde e farmácias populares mais próximas de sua localidade.

A tecnologia está disponível na plataforma android e acessível em três idiomas (português, inglês e espanhol). As informações registradas pela população são enviadas on-line para uma Central de Monitoramento, triadas por profissionais qualificados e encaminhadas para ouvidoria geral do município, a qual se encarrega de acionar os órgãos competentes para as devidas resoluções.

O cidadão pode acompanhar o andamento da sua solicitação através do portal mosquito zero ou notificações que são atualizadas automaticamente no seu aplicativo.


Premiações e Reconhecimentos

Foi o único projeto aprovado no Brasil pela Coordenação Nacional de Controle da Dengue para financiamento público com recursos do Ministério da Saúde, decorrente do chamamento público n.º 01/2014 MS/SVS, para seleção de Instituições Privadas sem Fins Lucrativos para Ações de Prevenção e Promoção em Vigilância.

:: Em 2013 foi vencedor em 1º lugar da Mostra Competitiva na Modalidade Dengue da 13ª EXPOEPI/Ministério da Saúde, Brasília-DF.

:: Em 2013 apresentou projeto no II International Meeting for the control of Aedes aegypti Why can’t we control Aedes aegypti? Current status and future perspectives, no Panamá, com 34 países.

:: Em 2014 foi vencedor em 1º lugar do Prêmio CONIP - Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública, São Paulo-SP.

:: Em 2014 foi vencedor em 1º lugar do Concurso Ideias Inovadoras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB, contribuindo para o avanço da inovação, ciência e tecnologia no estado da Bahia.

:: Em 2016 foi aprovado no processo seletivo para Incubadora da UNIFACS-Salvador, com o projeto de tecnologia e inovação com utilização de DRONES para monitoramento e combate aos focos do Aedes aegypti.

:: Em 2017 recebeu homenagem da Assembléia Legislativa da Bahia, com o reconhecimento pelos serviços prestados à Sociedade Baiana.

:: Em 2017 apresentou o Projeto Mosquito Zero no 3º Encontro da RENEZIKA - Rede Nacional de Especialistas em Zika e Doenças Correladas do Ministério da Saúde, Brasília-DF.